Gestão & Negócios

Redes sociais: saiba definir seu público-alvo

Muitos empresários cometem o erro de tentar conversar com todos em todas as redes sociais, o que torna quase impossível definir o conteúdo e o tom de voz adequados.

Jovens prestes a entrar no mercado de trabalho, pais com crianças pequenas e executivos seniores navegam em rios diferentes. Por isso um método melhor é identificar primeiro com quem você quer se comunicar e depois focar na mídia que melhor atinge a esse público.

Hoje existem ferramentas tão simples quanto o Google e tão complexas quanto a análise de tendências para estabelecer o perfil do público e os canais mais eficazes.

Por que identificar seu público-alvo nas redes sociais?

Definir corretamente o seu público e saber em qual rede social ele está presente, permite as empresas a, acima de tudo, comunicar.

As redes sociais são ferramentas de comunicação e não servem só para vender, vender e vender. Nelas, o público procura e dá mais importância para o que faz parte da tendência de “humanização” das empresas. Dar atenção aos seguidores/fãs (principalmente os que podem ser potenciais clientes ou já o são), interagir com eles e deixar bem claro em suas publicações quais são os valores, a cultura e a missão da empresa geram muito mais engajamento e valorização do negócio e, como consequência, você obtém mais vendas.

Como definir o público-alvo?

Pesquise! Pesquise mais. Depois, pesquise mais um pouco. Fazer uma pesquisa de mercado é o primeiro passo. Pergunte-se sobre a relação do seu negócio com o público: como atingi-lo? Qual é o site de rede social em que ele está mais presente? Qual a linguagem que melhor atinge? Entre tantas outras.
A partir disso, analise os dados. Use e abuse do Facebook Insights, do Google Analytics e estatísticas do Twitter e tantas outras ferramentas. Com eles você consegue saber sexo, localização, idade, principais interesses e diversas informações que com certeza vão te ajudar a saber o que e com quem seu negócio se comunica e vende melhor.

 

Redes Sociais não são só para compartilhar piadas e frases de auto-ajuda. Também são parte importante da imagem da sua empresa!

 

Se quiser se aprofundar, conheça o relatório Gestão de Valor, no qual público roteiros detalhados para tornar a sua empresa mais rentável e autogerenciável.

 

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