Uma das reclamações mais frequentes que escuto dos donos de empresas é que é quase impossível motivar os funcionários. Se deixar eles sozinhos, ficam o dia inteiro sem trabalhar, dizem.

Aí eu faço cara de paisagem e quando terminam de se queixar pergunto: mas, Fulano, não foi você quem os contratou? Foi. E não foi você quem estabeleceu a forma de remuneração? Foi. Então tá reclamando de que? Para mim é muito óbvio que o problema é você, não eles.

Se eu contratar pessoas com o perfil adequado, fornecer a capacitação necessária e estabelecer mecanismos de controle que garantam as ações que elas têm que realizar, não existe outra alternativa a não ser fazer bem feito.

Em vez de apenas indicar a direção e deixar as pessoas irem por si, eu construo o trilho na direção que quero e contrato o maquinista – ele não tem como errar, basta seguir o trilho.

Eu vou mostrar como faço isso na minha empresa no seminário Empresa Vendável – é grátis e pode mudar para sempre a forma como VOCÊ se relaciona com o seu negócio.

Para participar, basta cadastrar-se no site empresavendavel.com.br