Um estudo recente da ASSESPRO-RJ mostrou que a grande maioria das empresas de TI do Rio de Janeiro têm vagas em aberto de forma permanente e, principalmente, que estão ávidas para investir no desenvolvimento técnico de seus próprios profissionais. Não o fazem, segundo o estudo, porque a oferta das universidades não consegue suprir a demanda do mercado.
Então – se você é profissional ou busca emprego, a palavra de ordem é ESPECIALIZE-SE! Quanto mais especializado você fôr, maior a chance de conseguir uma boa colocação. Não adianta ser “programador”. Muito melhor é ser “programador especializado em Java para dispositivos móveis” ou “programador Delphi para plataformas cliente-servidor”. Como especializar-se? Dois caminhos: primeiro busque formação coerente com a área que deseja seguir. Esqueça aqueles cursos de corte e costura que não vão agregar nada à sua “fama de especialista” e concentre-se nos cursos, congressos, seminários e principalmente, nos trabalhos, que lembrem a área na qual você deseja se especializar.
Virando especialista, você aumenta as suas chances de ocupar, rapidamente, as boas vagas de emprego que sobram pelo país.
A propósito do tema, O GLOBO de hoje publicou o artigo “Faltam especialistas”.
Gostaria de saber a sua opinião sobre este assunto. O que a sua empresa está fazendo para suprir as demandas de mão-de-obra especializada?