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Para atrair os clientes certos para o seu negócio, você precisa deixar claro o que pode oferecer a eles.
Eu tenho um amigo que vende seguros de vida, mas quando alguém perguntava o que ele faz, a resposta era “eu sou consultor financeiro”.
Consultoria financeira parece mais bonitinho do que “vender seguros de vida”, mas não é tão claro.
Consultoria financeira pode ser um montão de coisas.
Pode significar ajudar empresas a pagar menos impostos, ou ajudar pessoas a investir na bolsa.
Acho que a única coisa que ninguém imagina é que consultoria financeira seja indicar o seguro de vida mais adequado para cada família.
Por isso, uma das peças mais importantes de qualquer negócio, seja ele uma quitanda de frutas orgânicas ou um consultório médico, é a missão empresarial.
Definir a missão não é tarefa fácil.
Você precisa dizer numa frase o que a sua empresa faz, para quem faz e o que essas pessoas ganham com isso.
Uma boa missão tem um sentido de propósito que inspira, alinha interesses e gera uma sensação de parceria, tanto para clientes quanto para colaboradores.
A figura que eu faço quando penso na missão empresarial é a de um barco a remo com meia dúzia de remadores.
A missão é o que faz com que todos remem na mesma direção e com a mesma sintonia.
Óbvio que você pode viver uma vida inteira sem ter uma missão com essas características, mas o barco navega mais devagar, aos trancos e nem sempre na direção que desejamos.
Eu demorei para entender isso e aprendi da pior forma.
Houve épocas em que meu comercial queria vender, mesmo ao custo de sacrificar a margem.
O financeiro, por outro lado, preferia priorizar os clientes mais rentáveis.
E o suporte preferia não vender, porque cada novo cliente representava trabalho extra para todos.
Até que alinhamos todos os setores e hoje todos sabemos para onde queremos ir, e a que velocidade podemos chegar.
Todos juntos, na mesma direção.
Quando a gente estuda as empresas de sucesso, percebe que elas têm em comum a orientação dada por uma boa missão, um propósito comum que permeia toda a organização.
Eu abordo esse assunto e mostro em detalhes como estabelecer uma boa missão empresarial, no curso “como atrair mais clientes”.
Se quiser participar, basta inscrever-se aqui.
Até a próxima!
Claudio Nasajon