Os produtos ou serviços são apenas parte da equação. O que conta mesmo é a experiência global que os clientes têm ao usá-los.
Muitos empresários acham que os sistemas de gestão “são todos iguais”, por exemplo, porque avaliam apenas as suas funcionalidades. Esquecem de incluir na equação variáveis como a disponibilidade do suporte técnico ou a forma de abordar as necessidades específicas que podem ser a diferença entre ter uma experiência horrorosa ou sensacional.
Dois automóveis que parecem semelhantes quando se comparam apenas as suas características técnicas, diferenciam-se facilmente quando são incluídos na equação itens como garantia, disponibilidade de peças e liquidez na revenda, por exemplo.
Sou capaz de apostar que a mesma coisa acontece com a sua empresa. Provavelmente você tem concorrentes que vendem produtos ou serviços semelhantes aos seus e, embora você saiba que existem diferenças, os clientes têm dificuldade para percebê-las, deixando como único parâmetro de “desempate”, o preço.
Uma solução para isso é justamente ajudar os clientes a enxergar as diferenças. Provar que o seu produto ou serviço pode até ser (ou parecer igual), mas a experiência global é diferente.
Alguns diferenciais são fáceis de mostrar, como a localização, por exemplo. A padaria da esquina é “diferente” da padaria do outro bairro, não pelo produto, mas pelo fato de que está na esquina e isso é facilmente percebido pelo cliente.
Outros são mais complexos e exigem criatividade para torná-los “visíveis”. Computadores com processadores Intel, por exemplo, são mais rápidos, mas como ninguém olhava dentro das máquinas para ver a marca do chip, a empresa criou o selo “Intel inside” (“aqui dentro tem chip da Intel”, numa tradução livre) e tornou visível uma diferença que era invisível a olho nu.
O primeiro passo, portanto, é identificar claramente o seu diferencial (eu chamo de “Vocação”). Por que os clientes preferem comprar de você e não da concorrência?
Em seguida é torne esse diferencial claramente visível para os clientes leigos e, finalmente, crie mecanismos para atrair pessoas ou empresas para as quais aquilo tem valor.
Esse é um dos temas que vou abordar no Desafio Empresa Vendável, uma imersão online que conduzirei nos dias 9, 10 e 11 de dezembro para mostrar a um pequeno grupo de empresários, como duplicar o valor das suas empresas. Para participar, basta fazer a inscrição aqui: empresavendavel.com.br.
Até lá.
Claudio Nasajon
PS: Seguem algumas formas de você ter a minha ajuda para fazer crescer a sua empresa:
1 – Participe do grupo Empresa Vendável no Whatsapp. Exclusivo para empresários que querem construir negócios rentáveis, escaláveis e autogerenciáveis.
2 – Ouça o Podcast Empresa Vendável no Spotify. Conheça as estratégias que divulgo diariamente em meu programa na rádio JB.FM para mostrar a empresários como tornar as suas empresas mais rentáveis, escaláveis e autogerenciáveis.
3 – Assista ao canal Empresa Vendável no Youtube. Toda semana um novo vídeo com análises, comentários e orientações para você aplicar em seu negócio as melhores estratégias de gestão empresarial.
4 – Acompanhe a Empresa Vendável no Telegram. Diariamente análises sobre compra e venda de empresas, estratégias de crescimento e outras informações para tornar a sua empresa vendável.
5 – Mentoria EV-MAX. Um programa de mentoria exclusiva para empresários que têm negócios já estabelecidos e querem fazê-los crescer. Minha equipe e eu ajudamos você a reduzir custos, atrair mais clientes e estabelecer a liderança da sua marca.
6 – Aliança de Negócios. Nosso programa sob medida para empresários que faturam acima de 1 milhão de reais por ano. Na Aliança, você conta com um time de especialistas para ajudar você a multiplicar o seu lucro 10x nos próximos 3 a 5 anos. Mande-nos uma mensagem para conhecer os detalhes.