Às vezes perdemos. Um cliente optou pela concorrência, um candidato preferiu trabalhar em outro local… nesses casos eu tento transformar as perdas em lições.

Minha estratégia tem três pilares.

O primeiro é evitar expectativas. Faço o meu melhor, mas evito criar certezas sobre resultados porque, na prática, eu controlo o que faço, mas não os resultados daquilo que faço.

O segundo é sentir plenamente, conscientemente, a dor da perda. Eu chamo de luto. Muitos tentam ignorar essa fase, mas isso não é produtivo. Só se aprende reconhecendo os erros.

E o terceiro é aprender com a experiência. Quando dá, peço feedback sobre o que poderia ter feito diferente. As pessoas geralmente estão dispostas a ser honestas quando acham que o pedido é sincero e a informação pode ajudar a enfrentar a situação de forma diferente da próxima vez.

Esse é um dos temas que abordo nos meus treinamentos para ajudar empresários a captar recursos com investidores ou vender as suas empresas por várias vezes o que elas valem hoje.

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