Gestão & Negócios

Vendedor precisa de incentivos

Às vezes falo com empresários que reclamam de seus vendedores porque eles gastam muito tempo buscando novos clientes e não cuidam bem dos que já têm.

Isso normalmente reflete uma falta de alinhamento entre objetivos e incentivos. Se você quer que o vendedor se relacione com clientes antigos, mas só recompensa vendas a clientes novos, não espere mágica.

Os incentivos criados pela empresa precisam estar alinhados com o comportamento que se quer do vendedor

Funcionários precisam ser recompensados pelos seus esforços e não só com dinheiro, mas também com reconhecimento, benefícios e conquistas pessoais.

Ideias de incentivos

  • Invista em cursos que possam agregar valor profissionalmente aos melhores funcionários. Cursos de extensão, pós-graduações, treinamentos, entre outros.
  • Dê mais horas de almoço ou simplesmente pague pelo almoço de quem atingir os melhores resultados. Com acompanhante, com algum colega, com os chefes… enfim, um momento de descontração é sempre uma boa recompensa.
  • Dê presentes ou brindes que beneficiem o funcionário de alguma forma. Com certeza um contador ficaria muito feliz de ganhar uma calculadora financeira nova!
  • Dê um dia extra de folga e deixe que o próprio funcionário escolha o melhor dia. Relaxar um pouco melhora o desempenho!

Se quiser se aprofundar neste assunto, conheça o relatório Gestão de Valor, no qual publico roteiros detalhados para tornar a sua empresa mais rentável e autogerenciável.

 

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