CLAUDIO NASAJON

Muitas vezes escrevemos o texto na flor da emoção e, na ânsia de colocar a ideia pra fora, podemos gerar reações diferentes das que gostaríamos.

Minha recomendação é que antes de enviar um e-mail para um cliente, ou para um funcionário, você o leia novamente colocando-se no lugar do destinatário… Imagine-se no lugar dele, e suponha que VOCÊ tivesse recebido esse e-mail… Como se sentiria?

Lembre que o e-mail NÃO TEM TOM-DE-VOZ e não transmite linguagem corporal – duas coisas que estão presentes e exercem um papel importante na comunicação presencial. Além disso, ao reler o e-mail, você pode encontrar e corrigir problemas, antes que eles façam estragos.

Uma funcionária contou que, certa vez, sua chefe voltou de viagem e comentou que estava triste por ter ganhado alguns quilos. Aí ela mandou um e-mail de boas vindas, mas em vez de escrever “oi chefinha”, ela se esqueceu de digitar o “f” e saiu “oi cheinha…”! Aí já viu né? Em vez de agradar, ela só piorou a situação. Isso talvez não tivesse acontecido, se ela adotasse a recomendação de reler os e-mails antes de enviá-los.

Fica a dica! E você? Já teve problemas por conta de e-mails mal interpretados? Conte pra gente!

2 Responses

  1. De fato a dica é muito boa.
    Hoje eu senti na pele as consequencias o que um email mau interpretado pode acarretar!

    Estava em um laboratorio externo gerenciando a implantação de um software novo e , como em toda empresa , tive problemas de firewall, link entre outros, no mais estava tudo bem.

    Deu 17:20 com o taxi esperando a mais de 15min e eu estava a 87Km de casa e precisava ( Mentira! E que eu não gosto de esperar pra fazer no outro dia! )relatar o dia.

    Foi então que passei um email relatando o ocorrido no Starup do sistema e segui o padrão :
    Assunto – Sucinto e direto
    Corpo – Direto e em tópicos com objetivo ,resultados e pendencias.
    Só que foi ai que eu cometi trfes erros graves:
    1ºComo niguem é necessariamente o “Pai” do projeto em “Para” coloquei TODOS os envolvidos e a maioria é o pessoal de TI e na pressa errei um sobrenome , Mandei para o DIRETOR!
    2ºNas pendencias eu esqueci de relatar que o pessoal de TI AINDA iria ser acionado.
    3ºNão li o email e cliquei em enviar!

    Conclusão: VIRO UM AUÊ! Pessoal de TI ja mando uma resposta falando que eu não tinha planejado nada , deu um monte de desculpas “Sistemicas” daquelas em linguagem de programação que agente não entende patavilas onde o que eles querem dizer o seguinte: – “Esse maluco é um asno! Alá! Nem sabe o que ta falando!!”
    O pessoal de infra tirando o corpo fora!
    Até uma garota do financeiro que eu nunca vi na vida perguntando se eu tinha permissão para executar o projeto e em qual centro de custo estava alocado! E ela nem tava em cópia!

    Foi um inferno! Pra ser mais exato, esta sendo!
    Seria melhor ter esperado para amanhã, ou simplismente ter lido o email antes.

    Portanto, Obrigado, de verdade esta dica pode eviatar futuros constrangimentos.

    Pergunta: O que eu faço agora? Nada?

    Att
    Gustavo de Oliveira

  2. Antes de enviarmos qualquer e-mail devemos reler para não escrevermos errados por que através de uma simples palavras errada pode nós prejudicar!

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