Você já percebeu que as pessoas mais brilhantes são simples? Isso porque a simplicidade vem da conquista da complexidade e não do seu desconhecimento.
Aplicando essa máxima para o ambiente de negócios, o caminho parece ser lançar produtos incríveis, mas simples, fáceis de usar, flexíveis e inteligentes. Algo que represente uma solução para os seus clientes, não mais problemas!
Por isso, uma boa forma de lançar produtos de sucesso é identificar onde os clientes tem dificuldade e entregar uma solução que torne o processo mais fácil. O problema é que quanto mais fácil fica para o cliente, mais difícil é produção.
Um carro automático, por exemplo, é mais fácil de dirigir do que um carro manual, mas sua tecnologia é muito mais avançada.
Steve Jobs quando procurava uma indústria para perturbar, sempre perguntava qual delas estava lançando produtos mais complicados. Em 2001, por exemplo, aparelhos portáteis para ouvir música e os meios para se conseguir músicas online se enquadravam nesta descrição, o que fez ele criar o iPod e a iTunes store que mudaram o curso da história.
Em suma: entregue para o consumidor produtos que sejam a solução de um problema, inovando na tecnologia e caprichando na qualidade, para tornar a vida desse cliente o mais simples possível.
Se quiser conhecer mais sobre gestão empresarial, convido você a ler o livro que estou prestes a lançar: 101 dicas de gestão empresarial. Terei prazer em enviar gratuitamente um exemplar da versão eletrônica assim que publicar. Basta se cadastrar no meu site.
Até a próxima!