CLAUDIO NASAJON

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=lNhEX9Ihqb0 [/embedyt]

 

É provável que neste exato momento, algo como sete entre cada dez pessoas na sua organização não estejam engajadas com o seu trabalho.

Equipes desmotivadas são um problema global. Segundo a Harvard Business Review, só nos Estados Unidos as empresas perdem cerca de 500 BILHÕES de dólares a cada ano com a baixa produtividade. No Brasil não é diferente.

O antídoto é quase sempre o mesmo: incentivos financeiros e mimos como salas de jogos, mas nenhuma dessas abordagens trata causas reais e não as resolve.

A resposta está na cultura. Nos valores, crenças e comportamentos praticados na organização. O problema é que a grande maioria das empresas não planeja a construção da cultura, apenas deixa acontecer.

 

Desenvolva a cultura organizacional

Uma cultura empresarial de sucesso incentiva colaboradores, cria um bom ambiente de trabalho e atrai clientes. Mas para chegar lá é preciso ter eficácia em sua aplicação na empresa. Como fazer isso?

Primeiro, é preciso ter foco nos funcionários. Afinal, são eles que “divulgam” e mais participam da cultura. Escute o que eles têm a dizer, suas opiniões e ideias. E é aí que entra outro ponto, o reconhecimento. Se a ideia de um funcionário for implementada, dê-lhe os créditos e premie! Isso o faz se sentir valorizado e, consequentemente, mais motivado com o seu trabalho.
Crie também um plano de carreira. Dar a chance do funcionário progredir na empresa e crescer na carreira é importante tanto para ele quanto para o próprio negócio.
Agora, como líder, é preciso identificar os pontos fortes e fracos e oportunidades da sua cultura organizacional para incentivá-la e desenvolvê-la corretamente.

Escrevi um “guia de ações para construir uma cultura forte” que eu uso na minha empresa e que você também pode aplicar na sua. Basta fazer o download aqui.

[maxbutton id=”7″]

Por favor, não deixe de colocar o seu comentário abaixo. Dependo dos seus elogios, críticas e sugestões para saber se estou indo no caminho certo.

Até a próxima!