Você está atualizando a sua marca? Porque se você não cuida bem, ela acaba sendo reposicionada pelo mercado.

Veja o caso da Rider, por exemplo. Quem viveu a década de 90 deve se lembrar do slogan “Dê férias para os seus pés”. A Rider fez muito sucesso naquela época, mas acabou envelhecendo junto com seu público.

Mas e aí? Acabou? Não! Para rejuvenescer, a marca agora está mudando o posicionamento e focando em outro público: homens entre 20 e 25 anos. Além disso, há alguns anos, o chinelo era usado dentro de casa ou na praia. Hoje, faz parte do universo urbano e do código atual da moda.

O caso da Rider mostra como é importante ter capacidade para se recriar. Quando uma marca envelhece, a solução é um novo posicionamento!

E você? Quando foi a última vez em que fez um estudo de mercado para ver como os clientes percebem a sua marca?

2 Responses

  1. Sou supervisor de venda de uma industria de alimentos em Pernambuco e após várias reuniões com a equipe tentando buscar uma interpretação para o baixo volume de venda percebi que a nossa marca está sem presença no mercado e por isso as vendas não estão atingindo o resultado esperado. O que devo fazer? Gostaria de apresentar um projeto ai meu gerente.

    Grato,

    Walter Fonseca

    1. Walter,
      Obrigado pela participação! Uma causa para a marca não ter “presença” é ela estar presente em todos os lugares. Se você vende alimentos para botecos, restaurantes, supermercados, casas de família e lojas de rações de cães será mais um num oceano de ofertas.

      Minha recomendação, nesses casos, é você FOCAR. O sol, com milhões de megawatts de potência, não faz tanto dano à pele quanto um laser de poucos miliwatts que pode até cortar. A diferença é que o sol espalha sua energia pelo universo enquanto que o laser concentra mum ponto minúsculo.

      Trazendo para a terra, veja quais são os produtos que dão melhor resultado (a regra 80-20 – pode ser 70-30, 60-25 etc – são os 20% que fazem 80% dos lucros, ou outros 30% que geram 70% da receita etc. Foco neles! Esqueça os outros e procure mais clientes para esses produtos, áreas geográficas, tipos de estabelecimento etc, que respondam melhor.

      Um abraço,
      Claudio