Sempre há espaço para ideias diferentes

Olá! Quando a gente acha que todas as novas ideias já estão esgotadas, eis que aparece mais uma mostrando que novidade é algo inesgotável. Sabe qual é a última moda entre a garotada? Comemorar o aniversário circulando pela cidade com luxo e pompa… numa limusine. É! Daquelas que aparecem nos seriados de Las Vegas, com […]

Estudar o público-alvo garante uma campanha de sucesso

Hoje vou contar um caso recente que a agência Channel Planner criou para divulgar o celular N85 da Nokia. Para aproximar o produto do público jovem, a agência realizou um estudo básico sobre quais marcas de mídia eram assunto entre eles. Os resultados apontaram os programas Pânico e CQC como os de menor custo e […]

Cative seu público defensor

Os defensores são aqueles clientes que gostam tanto da marca que, além de serem fiéis, indicam pra todo mundo. O resultado que eles proporcionam vale mais do que a melhor das campanhas publicitárias. Por isso, uma boa prática é criar facilitadores para esse pessoal influenciar o meio social em que vive, levando seus amigos até […]

Sempre é possível fazer algo diferente

O caminho certo para se destacar é fazer algo diferente. Mas diferente como? Imagina só, por exemplo, entrar em um açougue para comprar uma carne e… ler um livro? Isso mesmo! Porque é isso que faz um açougue de Brasília, chamado T-Bone Cultural. A princípio parece um açougue normal, com aquele balcão de carnes ao […]

Crie uma solução diferente e se destaque no mercado

Produtos ignorados pelos clientes podem ser aproveitados de outra forma. Vou citar como exemplo a indústria alimentícia. O consumidor brasileiro sempre gostou de maçãs grandes e as pequenas, que nascem no mesmo pé das outras, eram descartadas. Pois bem, em 1995 a agropecuária Pomelle, que depois foi comprada pela Fisher, teve a brilhante ideia de […]

Desenvolva campanhas estimulando seus clientes a reciclarem seus produtos

Olá! Incentive seus consumidores a reciclar ou reutilizar as embalagens de seus produtos. Hoje vou falar de mais uma iniciativa inovadora da empresa Perfetti van Melle, aquela que produz a as balas mentos e frutella. A Perfetti desenvolveu um site só para estimular seus clientes a transformar, por exemplo, a garrafinha de goma de mascar […]

Pesquisas de mercado são fundamentais para a elaboração de estratégias

Olá! Quando os seus concorrentes estiverem encostando em você, faça uma pesquisa de mercado antes montar uma estratégia. Olha o que aconteceu com a Adams, que fabrica a bala Halls, por exemplo. A Adams estava preocupada com o crescimento das vendas da principal pastilha concorrente. Então, fez uma pesquisa para saber que ações poderiam ser […]

Respeite as crenças dos consumidores

Olá! As crenças dos consumidores podem se tornar estratégia de marketing. Muitas vezes essas crenças nem tem fundamento, mas se elas existem, melhor você respeitar. Por exemplo, você consumiria um xampu ou um sabonete que não fizesse espuma? Quase ninguém acredita que esses produtos sejam capazes de limpar sem fazer espuma. Mas a verdade é […]

Conheça o papel de cada um no processo de compra

Olá! Quando você desenvolver uma estratégia de marketing para conquistar o seu consumidor, lembre que ele é cercado de grupos que influenciam sua escolha durante todo o processo de compra, principalmente a família. Veja um exemplo simples disso. A mulher mãe de família está preparando um jantar especial para o marido e percebe que falta […]

Seu produto mexe com o emocional dos seus consumidores?

Olá! Sua marca atinge emocionalmente os consumidores? As modernas técnicas de marketing ensinam que, além de ter qualidade e do preço acessível, é fundamental que sua oferta também tenha um componente emocional – que se identifique com seu consumidor. Veja o caso da Skol, por exemplo. A Skol é uma das marcas brasileiras que melhor […]