Destaque-se da concorrência

Olá! Ideias malucas às vezes dão resultado. Veja o que fez uma agência de comunicação norte-americana chamada Plaid. Em uma conversa com a equipe para levantar ideias que ajudassem a Plaid a conquistar clientes de outros mercados, um funcionário sugeriu algo bem doido: Pegar uma van, pintar e decorar com a marca da agência e, […]

Use campanhas de marketing simples e obejtivas

Olá! Algumas empresas acreditam que uma boa campanha de marketing e publicidade deve ser lotada de informações para os clientes e com um visual moderno e chamativo. De fato, muitas vezes funciona. Mas isso depende muito do ramo da empresa. As empresas de tecnologia, por exemplo, adoram expor para os clientes todos os benefícios do […]

Seja você um pioneiro de mudanças

Olá! Crie formas de se destacar dentro do seu ramo de atuação. Foi o que fez, por exemplo, a empresária carioca Maria Elisa Araújo, dona da Papel Craft. Ela acabou mudando o perfil das papelarias no Brasil, quando transformou a Papel Craft em uma butique. Sabe como? Ela decidiu fazer do design a marca registrada […]

Estude o mercado e observe as demandas

Olá! Hoje vou falar de mais uma empresa que soube explorar a demanda do mercado e com isso, expandir seu negócio. A história foi mais ou menos assim: Há 27 anos no mercado, a empresa Alarm Wolx, de São Paulo, por mais de uma década produziu e instalou alarmes. Até que, em meados dos anos […]

Conceitos imparciais ajudam no posicionamento da marca

Hoje vou falar de um dos exemplos mais brilhantes de posicionamento dos últimos tempos: o Life’s for Sharing, que a tradução seria: a vida é para ser compartilhada, da T-Mobile. O trabalho deles foi desenvolvido com base no seguinte tema: o telefone celular nos ajuda a compartilhar com amigos e familiares as coisas mais inesperadas […]

Cative seu público defensor

Os defensores são aqueles clientes que gostam tanto da marca que, além de serem fiéis, indicam pra todo mundo. O resultado que eles proporcionam vale mais do que a melhor das campanhas publicitárias. Por isso, uma boa prática é criar facilitadores para esse pessoal influenciar o meio social em que vive, levando seus amigos até […]

Fique atento aos acontecimentos

Olá! Os acontecimentos em torno do mercado podem surpreender você. Às vezes, o seu produto não está vendendo, ou tem uma venda constante, mas de repente alguma coisa acontece e seu produto dispara, ou despenca de uma hora pra outra. Agora, por exemplo, infelizmente estamos vivendo um momento de atenção à saúde com o surto […]

Pesquisas de mercado são fundamentais para a elaboração de estratégias

Olá! Quando os seus concorrentes estiverem encostando em você, faça uma pesquisa de mercado antes montar uma estratégia. Olha o que aconteceu com a Adams, que fabrica a bala Halls, por exemplo. A Adams estava preocupada com o crescimento das vendas da principal pastilha concorrente. Então, fez uma pesquisa para saber que ações poderiam ser […]

Crie versões diferenciadas de seus produtos para os diferentes públicos

Olá! Dentro do seu público-alvo existem vários subgrupos. Mesmo se forem da mesma classe social, por exemplo, eles se dividem por idade, estilo de vida, gosto, preferências. Por isso, conheça bem o seu público e crie formas de agradar a todos. A Sadia, por exemplo, expandiu seus negócios oferecendo pratos prontos congelados e conquistou a […]

Respeite as crenças dos consumidores

Olá! As crenças dos consumidores podem se tornar estratégia de marketing. Muitas vezes essas crenças nem tem fundamento, mas se elas existem, melhor você respeitar. Por exemplo, você consumiria um xampu ou um sabonete que não fizesse espuma? Quase ninguém acredita que esses produtos sejam capazes de limpar sem fazer espuma. Mas a verdade é […]