Avalie a satisfação do cliente

Olá! Monitore periodicamente a satisfação dos seus clientes. Uma boa forma de fazer isto é estabelecer internamente uma meta mínima de satisfação e distribuir aos seus clientes, após cada atendimento, um formulário de pesquisa para monitorar como foi a experiência de fazer negócio com sua empresa. Eu recomendo que você ofereça algum tipo de brinde, […]

Identifique o seu nicho de mercado e aposte na Cauda Longa

Olá! Identifique o seu nicho de mercado. Saber quem é o seu cliente, onde ele está e como busca produtos ou serviços é fundamental para um posicionamento correto do seu negócio. Se você tem uma empresa de moda, por exemplo, é importante identificar exatamente quem vai comprar a sua roupa. É claro que, a esta […]

Estipule metas para os departamentos

Olá! Estipule metas para os departamentos. No caso de vendas, é mais fácil, porque você pode estabelecer um valor de faturamento, ou de novos clientes, mas em praticamente todos os departamentos pode-se estabelecer algum tipo de meta de desempenho. No financeiro pode ser eliminação de erros, ou velocidade nas transações; na produção pode ser a […]

Conheça o seu cliente

Olá!Uma das coisas que o cliente mais aprecia é ser reconhecido pela empresa. Por isso, mantenha registros atualizados das preferências e costumes de cada cliente seu. Assim, você poderá fazer ligações do tipo: “Olá, há algum tempo você mencionou que gosta de camisas azuis e nós acabamos de receber uma remessa delas. Estou ligando para […]

Fidelização de cliente

Olá! Fidelize o seu cliente. Uma forma de fazer isso é manter um compromisso freqüente com os resultados, preocupando-se com o pós-venda. Existem dois tipos de fornecedores: os que simplesmente vendem determinado produto ou serviço, e os que também se preocupam em acompanhar os resultados e em criar vínculos. Conhecer bem o seu cliente e […]

Crie propostas que vendam

ouça esta dica Olá! Transforme as suas peças comerciais em “vendedores” do seu produto. Aproveite o espaço para descrever os benefícios que o cliente terá comprando com você, e não apenas informar as características técnicas. Prefira aspectos específicos a generalidades. Dê resultados em vez de opiniões. Dê exemplos, mencione nomes, use depoimentos. Por exemplo: em […]

Ao contatar o cliente tenha algo novo

ouça esta dica Olá! Sempre tenha algo novo em mãos quando ligar para um cliente pela segunda vez. Isso faz com que ele queira atender você. Pode ser uma promoção que modifique as condições da última proposta, a notícia de uma venda para o concorrente ou qualquer outra coisa que desperte o interesse do cliente. […]

Use palavras positivas

ouça esta dica Olá! As palavras que você usa criam “imagens” na mente do cliente. Muitas vezes essas imagens favorecem a venda e contribuem para atingir o seu objetivo; outras, geram rejeição e medo, atrapalhando o caminho da negociação. Por isso, o ideal é que você substitua as palavras negativas, aquelas que dão medo, por […]

Valorize o preço baixo

ouça esta dica Olá! Quando o diferencial do seu produto ou serviço for “preço mais baixo que o da concorrência”, evite usar palavras como “mais barato” ou “pechincha” que podem dar idéia de qualidade inferior e depreciar o produto. Em vez disso, valorize o fato usando palavras como “melhor investimento” ou “melhor valor” que geram […]

Use as emoções

ouça esta dica Olá! Use a emoção a favor das vendas. Mais de 80% das decisões de compra são feitas emocionalmente. Por isso, planeje apresentações construídas ao redor de histórias de sucesso. Descreva casos reais de pessoas que hesitaram antes de comprar, mas foram convencidas com os resultados e decidiram agir. Use nomes conhecidos, se […]