Evite perguntas de “sim” ou “não”

ouça esta dica Olá! Use perguntas começadas com “quem”, “como”, “quando” ou qualquer outra forma que permita ao cliente expressar-se livremente. Abordagens do tipo “posso ajudar” levam a respostas como “não, obrigado, estou só olhando” que não permitem a continuação do diálogo. Em vez disso, cumprimente o cliente, apresente-se e tente sondar o que está […]

Transmita uma imagem positiva

ouça esta dica Olá! A confiança do cliente em um vendedor tem relação direta com a sua aparência e com o seu comportamento. Neste terreno, pequenos detalhes fazem diferença. Uma mancha na manga da camisa ou um botão puxado por causa de uns quilos a mais podem passar uma imagem de desleixo – que é […]

Agregue serviços e fidelize clientes

ouça esta dica Olá! Agregue serviços para o seu cliente oferecendo comodidade e opções que resolvam o problema dele. Se você é responsável pelo setor de reservas de um hotel, por exemplo, poderá fazer mais pelo cliente do que simplesmente fechar o pacote. Providencie um mapa da cidade, a listagem dos melhores restaurantes e opções […]

Acompanhe os históricos de compras

ouça esta dica Olá! Quando perceber uma redução na atividade daqueles que costumam comprar na sua empresa com mais freqüência, peça que um gerente ou diretor faça um contato para descobrir o que está acontecendo. Muitas vezes, serão fatores fora do seu controle, como mudança para outras localidades ou doenças que impedem que ele compre […]

Selecione o público e otimize os resultados

ouça esta dica Olá! Selecione o público adequado para enviar uma publicidade por e-mail. Dispare a informação apenas para as pessoas que REALMENTE possam se interessar pelo assunto. E principalmente, só para quem autorizou expressamente o envio. Separe os contatos por grupos de afinidade, para que cada um receba as promoções e as informações convenientes […]

Reconheça o custo de cada ação

ouça esta dica Olá! É comum ouvir dados sobre os resultados de ações de vendas em termos de percentagem de resposta. Por exemplo: “essa mala-direta teve um retorno de 2%” ou “aquela propaganda aumentou as vendas em 15%”. Essa é a base da medida, mas não é tão importante quanto os custos que geram esses […]

Conheça seus clientes

ouça esta dica Olá! Quando você mostra ao cliente que conhece o seu negócio, entende os seus problemas e tem consciência das suas necessidades, ele passa a confiar no seu diagnóstico, e compra mais facilmente o seu produto ou serviço. Por isso, uma forma de aumentar as vendas, é fazer com que os vendedores se […]

Desafie para incentivar

ouça esta dica Para motivar seus funcionários, crie desafios que eles sejam capazes de vencer, e ofereça recompensa que eles desejem, mas não possam obter sozinhos. É fundamental, que a campanha seja divertida. Decore o ambiente, dê brindes para pequenas realizações e faça das premiações um verdadeiro show, para ser lembrado e desejado das próximas […]

Estabeleça metas individuais

ouça esta dica As pessoas têm índices de produtividade diferentes umas das outras. Não importa qual seja a atividade, quando duas ou mais pessoas fazem o mesmo trabalho, cada uma produz um volume diferente das demais. Por isso, se considerar objetivos comuns para toda a equipe, você estará favorecendo aqueles cuja produção está próxima das […]

O importante não é acertar sempre e sim saber como agir quando errar.

Semana passada um executivo da minha empresa que mora no Rio foi a São Paulo para participar da festa de premiação das “melhores para se trabalhar no Brasil” (já sei… é a segunda vez que menciono o prêmio, mas o do mês passado era o da Computerworld/GPTW e desta vez foi o da Época/GPTW.. que […]