CLAUDIO NASAJON

Gráficos e estatísticas são úteis na maioria das apresentações, mas são limitados – e pior, quando as apresentações dependem apenas de números, ficam irritantemente chatas.

O truque para tornar uma informação interessante é humanizá-la; colocar os números em perspectiva.

Por isso, sempre que menciono dados, eu tento fazer comparações com algo que coloque esses dados dentro de um contexto, algo que os torne mais memoráveis e, em última análise, mais persuasivos.

Por exemplo: eu posso dizer a você que minhas dicas têm cerca de cento e cinquenta palavras, mas se eu contextualizar dizendo que essa é a quantidade que cabe num minuto de locução, fica mais fácil de entender.

Por isso, da próxima vez que mencionar números ou estatísticas, tente contextualizá-los comparando-os com algo que a sua audiência possa relacionar com a sua própria experiência.

Para mais dicas sobre gestão empresarial, inscreva-se no meu site: claudionasajon.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *