Gestão & Negócios

Os candidatos que participam de processos seletivos também são seus consumidores

Quando realizar processos seletivos em sua empresa, lembre que os candidatos também são um público – e falarão sobre a sua marca, mesmo os que não sejam aprovados.

Por isso, primeiro divulgue todos os detalhes da vaga com clareza: tarefas, remuneração, perfil, benefícios. Depois, assim que começar o processo seletivo, deixe os candidatos informados sobre o andamento das etapas.

E o mais importante: cada pessoa tem um perfil diferente. Caso não sejam selecionados, mostre que naquele momento a vaga não se encaixa no perfil dele, mas não os deprecie de forma alguma. Até porque, no futuro, eles podem se encaixar em outras vagas.

Eu achei que valia a pena falar disso porque há poucos dias recebi um retorno positivo de uma candidata que não foi selecionada. Ela elogiou a forma como conduzimos o processo seletivo e respeitamos os candidatos, o que, segundo ela, tem sido raro.

Então, analise como é conduzida a seleção de pessoas na sua empresa. Todos nós gostamos de ser tratados com respeito e, às vezes, pequenas correções no processo podem fazer toda a diferença.

E você? O que faz para deixar uma imagem positiva da sua empresa junto aos candidatos que não são aprovados?

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