CLAUDIO NASAJON

É importante que seus funcionários possam se sentir à vontade para expor insatisfações, sugestões e problemas, mesmo que pessoais. Essa é a forma mais fácil de você identificar problemas antes que eles se tornem insolúveis. Por isso, minha sugestão que é você crie um canal para ouvidoria.

Pode ser um ouvidor mesmo, uma pessoa a quem a situação seja relatada em particular, ou até um canal anônimo de comunicação, ou pode ser outro método que funcione melhor na sua empresa. O importante é que os colaboradores possam fazer comentários, tirar dúvidas e até desabafar, com facilidade e segurança.

Na minha empresa, por exemplo, tem uma psicóloga que é dedicada a ouvir os funcionários, seja para resolver desentendimentos entre eles, ou entre chefes e subordinados, ou para ajudar a passar situações de suas vidas pessoais. Assim, eles sabem que estão amparados e confiam mais na empresa. A psicóloga, inclusive, muitas vezes acompanha reuniões da diretoria e outras que possam gerar algum tipo de conflito.

E você? Você deixa os seus funcionários à vontade para tirar suas dúvidas, e confiarem na empresa? Se seus funcionários estiverem felizes e satisfeitos, a produtividade será muito maior. Conte pra gente a sua experiência!

7 Responses

  1. ACHEI ESPLENDIDO O SEU COMENTARIO ,NA EMPRESA QUE EU TRABALHO NAO TEM NADA DISSO, LA SO TEMOS OBRIGACOES,SERA QUE VOCE PODERIA MANDAR ESSE COMENTARIO PARA MEUS PATROES ,ELE E UM BOM HOMEM ,POREM POUCO ASSESORADO,AS PESSOAS QUE O CERCAM SAO INTELIGENTES,E SUGAM TANTO ELE,QUE ELE ESQUECE,QUE O CENTRO DE OPERACOES E O CORACAO DA EMPRESA,SE ELE NAO VAI BEM A COOPERATIVA TAMBEM NAO VAI.VOU LHE DEIXAR O NOME DELE E O NOME DA EMPRESA.TAXIGARIBALDI@YAHOO.COM.BR,O PRESIDENTE E JOSE CARLOS DA SILVA SANTANA,OBRIGADO CLAUDIO POR ME ATENDER.

    1. Tarcila, obrigado pela confiança, mas na verdade para a pessoa escutar alguns comentários, ela precisa querer ouvir. Não adianta eu falar de fora se a resposta padrão é: “O que você tem a ver com isso?”. Então, o que eu posso fazer é dar a dica para você se juntar com os seus colegas e juntos fazerem um abaixo-assinado, uma carta conjunta ou uma reunião com ele. Acho que uma abordagem direta é mais correta. Eu não tenho, lamentavelmente, nenhum vínculo com ele para dar esse tipo de assessoria. De qualquer maneira, obrigado pela confiança.

      Abraços.

  2. Caro Claudio, sempre pego as suas dicas na radio JB sempre que há oportunidade uso os seus conhecimentos por aqui na empresa, ja coloquei em pratica um assunto seu da seguinte forma; quando um funcionário não se dar bem em algum setor redireciono ele para outro setor para tentar aproveita-lo antes de decidir pela demissão.

    Att,

    1. Jose Carlos, é isso mesmo, o importante é que o funcionário se sinta à vontade para executar o trabalho de forma satisfatória para a empresa e para ele mesmo.

      Obrigado pela participação
      Grande abraço
      Claudio

  3. Olá Claudio, trabalho com cantinas escolares e dentro de Órgãos Estaduais, venho a trinta dias levando o gerente de cada cantina para conhecer o trabalho dos outros gerentes, digo a eles que vende o que esta bonito na vitrine até pq o carro chefe é salgados, apesar de ter muitos itens agregando, mostrei que o pensamento é verdadeiro e necessário para empresa sem contar com a forma de abordagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *