Gestão & Negócios

Você deixa os funcionários à vontade para tirar dúvidas e confiarem na empresa?

É importante que seus funcionários possam se sentir à vontade para expor insatisfações, sugestões e problemas, mesmo que pessoais. Essa é a forma mais fácil de você identificar problemas antes que eles se tornem insolúveis. Por isso, minha sugestão que é você crie um canal para ouvidoria.

Pode ser um ouvidor mesmo, uma pessoa a quem a situação seja relatada em particular, ou até um canal anônimo de comunicação, ou pode ser outro método que funcione melhor na sua empresa. O importante é que os colaboradores possam fazer comentários, tirar dúvidas e até desabafar, com facilidade e segurança.

Na minha empresa, por exemplo, tem uma psicóloga que é dedicada a ouvir os funcionários, seja para resolver desentendimentos entre eles, ou entre chefes e subordinados, ou para ajudar a passar situações de suas vidas pessoais. Assim, eles sabem que estão amparados e confiam mais na empresa. A psicóloga, inclusive, muitas vezes acompanha reuniões da diretoria e outras que possam gerar algum tipo de conflito.

E você? Você deixa os seus funcionários à vontade para tirar suas dúvidas, e confiarem na empresa? Se seus funcionários estiverem felizes e satisfeitos, a produtividade será muito maior. Conte pra gente a sua experiência!

Comentários

comentários

7 Comments

  1. Ricardo Zych's Gravatar Ricardo Zych
    20 de maio de 2010    

    Legal, exemplos vivídos tem tem a força de vida e facilitam o aprendizado.

  2. TARCILA DOS SANTOS OLIVEIRA's Gravatar TARCILA DOS SANTOS OLIVEIRA
    24 de maio de 2010    

    ACHEI ESPLENDIDO O SEU COMENTARIO ,NA EMPRESA QUE EU TRABALHO NAO TEM NADA DISSO, LA SO TEMOS OBRIGACOES,SERA QUE VOCE PODERIA MANDAR ESSE COMENTARIO PARA MEUS PATROES ,ELE E UM BOM HOMEM ,POREM POUCO ASSESORADO,AS PESSOAS QUE O CERCAM SAO INTELIGENTES,E SUGAM TANTO ELE,QUE ELE ESQUECE,QUE O CENTRO DE OPERACOES E O CORACAO DA EMPRESA,SE ELE NAO VAI BEM A COOPERATIVA TAMBEM NAO VAI.VOU LHE DEIXAR O NOME DELE E O NOME DA EMPRESA.TAXIGARIBALDI@YAHOO.COM.BR,O PRESIDENTE E JOSE CARLOS DA SILVA SANTANA,OBRIGADO CLAUDIO POR ME ATENDER.

    • Claudio Nasajon's Gravatar Claudio Nasajon
      26 de maio de 2010    

      Tarcila, obrigado pela confiança, mas na verdade para a pessoa escutar alguns comentários, ela precisa querer ouvir. Não adianta eu falar de fora se a resposta padrão é: “O que você tem a ver com isso?”. Então, o que eu posso fazer é dar a dica para você se juntar com os seus colegas e juntos fazerem um abaixo-assinado, uma carta conjunta ou uma reunião com ele. Acho que uma abordagem direta é mais correta. Eu não tenho, lamentavelmente, nenhum vínculo com ele para dar esse tipo de assessoria. De qualquer maneira, obrigado pela confiança.

      Abraços.

  3. Jose Carlos's Gravatar Jose Carlos
    26 de maio de 2010    

    Caro Claudio, sempre pego as suas dicas na radio JB sempre que há oportunidade uso os seus conhecimentos por aqui na empresa, ja coloquei em pratica um assunto seu da seguinte forma; quando um funcionário não se dar bem em algum setor redireciono ele para outro setor para tentar aproveita-lo antes de decidir pela demissão.

    Att,

    • Claudio Nasajon's Gravatar Claudio Nasajon
      27 de maio de 2010    

      Jose Carlos, é isso mesmo, o importante é que o funcionário se sinta à vontade para executar o trabalho de forma satisfatória para a empresa e para ele mesmo.

      Obrigado pela participação
      Grande abraço
      Claudio

  4. Jose Carlos's Gravatar Jose Carlos
    1 de junho de 2010    

    Olá Claudio, trabalho com cantinas escolares e dentro de Órgãos Estaduais, venho a trinta dias levando o gerente de cada cantina para conhecer o trabalho dos outros gerentes, digo a eles que vende o que esta bonito na vitrine até pq o carro chefe é salgados, apesar de ter muitos itens agregando, mostrei que o pensamento é verdadeiro e necessário para empresa sem contar com a forma de abordagem.

    • Claudio Nasajon's Gravatar Claudio Nasajon
      2 de junho de 2010    

      Olá Jose Carlos.

      É isso mesmo. Você está no caminho certo. Muito obrigado pela participação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAFÉ DE NEGÓCIOS

Venha trocar ideias de negócios comigo, AO VIVO. Café de Negcios

 

CONVERSA EMPRESARIAL

Toda quarta-feira, às 21h, assista gratuitamente a uma aula sobre estratégias de gestão empresarial - AO VIVO.

Conversa Empresarial

Grupo de Telegram

Inscreva-se no canal GESTÃO EMPRESARIAL do Telegram e receba alertas instantâneos sobre lives, webinários e oportunidades para desenvolver o seu negócio.

Grupo de gestão e negócios no whatsapp

Grupo de Whatsapp

Participe do grupo de discussão sobre Gestão & Negócios no Whatsapp.

Grupo de whatsapp

Siga-me no YouTube

Pílulas de gestão

Para receber gratuitamente, por e-mail, vídeos, artigos e dicas sobre negócios, preencha os dados a seguir.

Sou contra SPAM! Seus dados estão seguros comigo.

Podcast “Gestão Empresarial” no iTunes

Siga-me no Facebook