CLAUDIO NASAJON

Você já pensou em transformar o seu negócio numa franquia? Se esse é o seu caso, eu recomendo alguns cuidados antes de seguir em frente.

É verdade que o mercado de franquias vem crescendo cada vez mais e parece haver espaço para oportunidades, mas é preciso avaliar se o SEU negócio tem capacidade de sustentar uma rede no longo prazo.

Segundo especialistas da área de Franchising, é preciso ter um bom produto e uma marca bem estruturada, antes de licenciar o seu negócio.

Além disso, parece haver um consenso quanto ao número mínimo para uma franqueadora dar resultado ser em torno de 30 lojas.

Clique aqui e avalie o potencial de “franqueabilidade” do seu negócio!

Abaixo, seguem também oito dicas de Adir Ribeiro,  especialista em franquias, varejo e educação corporativa:

1. Experiência de mercado: demonstra que a empresa já deve ter passado por vários momentos do negócio e ainda se mantém ativa e preparada para crescer.

2. Histórico de sociedades e parcerias: serve para avaliar se a empresa foi bem sucedida ao lidar com terceiros envolvidos no negócio.

3. Organização do conhecimento: como o franchising tem por princípio a transferência de conhecimento, primeiro é preciso que as informações estejam devidamente organizadas em sistemas, métodos, processos e ferramentas, em documentos de fácil compreensão, que também podem ser encontrados nos manuais de operação e gestão do negócio.

4. Experiência na operação e gestão: empresas que tem mais de uma unidade e que dependem de um terceiro (mesmo que seja um gerente) tendem a ter mais experiência na condução dos negócios em rede, ampliando o potencial de franqueabilidade.

5. Marca: franquia tem como um de seus pilares uma marca conhecida, público alvo definido e posicionamento claro ao mercado.

6. Padrão arquitetônico: infraestrutura necessária para o funcionamento da franquia descrita em um projeto arquitetônico facilitará a reprodução desse padrão.

7. Perfil ideal do franqueado: é preciso saber quais são as competências chave para o franqueado que podem ajudar a obter um desempenho adequado no negócio.

8. Análise do negócio: a avaliação ponderada de todos os itens anteriores, envolvendo a concorrência, outras redes de franquias e também a viabilidade financeira, tanto para o franqueador como para os franqueados, é essencial.

O principal aspecto é que não existe uma receita de bolo pronta e sim uma série de itens que precisam ser cuidadosamente avaliados.

Ouça esta dica!
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