Olhe além do óbvio para achar bons candidatos

Se você tem tido dificuldades para encontrar candidatos qualificados, tenho duas dicas que podem ajudar: A primeira é ampliar o perfil. Em vez de assumir que o trabalho precisa de alguém com experiência na sua indústria, admita candidatos que possam ser convertidos a partir de outros setores. Por exemplo: se você estiver contratando um gerente […]

Construa relacionamentos ouvindo as pessoas

Muitas vezes, a gente age como se os relacionamentos profissionais só pudessem ser construídos em festas ou em eventos sociais e não no dia a dia do trabalho. Mas se a única maneira de criar conexões com os seus funcionários é fora do escritório, você vai ter que gastar um tempo valioso com obrigações sociais […]

Motive-se para poder motivar o seu time

A motivação do time é um dos fatores mais críticos para os negócios, mas para entusiasmar os outros você precisa ter entusiasmo… faz sentido? Se você concordar com isso, a minha recomendação é usar os primeiros quinze minutos de cada dia para elevar o seu próprio nível de energia. Você pode simplesmente parar por um […]

Ouça a outra parte durante uma discussão

Durante uma discussão tensa com alguém, pode ser difícil lembrar que você não é a única pessoa chateada. Quando ambos querem provar que estão certos, é difícil chegar a uma solução que satisfaça a todos. Por isso, quando a sua contraparte expressar raiva ou frustração, tente manter a calma, evite interromper. Para poder ouvir outros […]

Resolva conflitos com mediação, não autoridade

Imagine que duas pessoas da sua equipe começam a se estranhar e a coisa vai crescendo até que chega um momento em que elas pedem que VOCÊ se posicione e resolva o conflito. O instinto de qualquer chefe é solucionar o problema imediatamente, tomando uma decisão executiva, mas isso não evita que novas questões apareçam […]

Um livro por dia

Uma das melhores formas que eu conheço para me manter atualizado com determinado setor é ler um livro por semana sobre ele. Aí você diz: um livro por semana? Sério? Sim! Mas não leio como se fosse uma novela e sim como leitura dinâmica. Funciona assim: Começo pela biografia do autor para entender o viés […]

Nada de chamar atenção dos funcionários na frente de clientes

Amigo, amiga – nada de dar bronca em um funcionário na frente dos outros – e muito menos na frente de clientes! Na presença de outros funcionários você humilha quem está levando a bronca e acaba criando uma imagem negativa SUA. Já na frente de clientes, muitos ficam sem graça e acabam sentindo antipatia pelo […]

Misturar gerações pode ser um bom caminho

Você sabia que colocar funcionários jovens com os mais velhos dá uma boa mistura? Isso mesmo! Gera troca de informações e experiências aumentando as chances do seu negócio dar certo! Pois é, muitas empresas ou são tradicionais demais, preferindo contratar profissionais apenas mais velhos, ou são modernas demais, optando apenas pelos mais novos. Acontece, que […]

Faça seus funcionários se sentirem parte da empresa

Oriente seus funcionários a se comprometer com a empresa como um todo, e não apenas como seus processos individuais. Para ficar mais fácil de entender, vou contar um caso. Um camarada meu precisou colocar o laptop para consertar e, como de costume, levou na mesma loja que leva há anos. Só que o atendente informou […]