CLAUDIO NASAJON

Pró-labore

Ao comprar uma empresa procuro ter sempre um sócio-gestor cujo pró-labore seja suficiente para cobrir as demandas pessoais, mais uma participação acionária suficiente para motivar o seu engajamento 100% no negócio. O pró-labore geralmente é menor do que essa pessoa ganharia como empregada de uma grande organização, mas a participação acionária potencializa a geração de […]

Potencial

Muitas coisas podem dar errado numa empresa: clientes podem migrar para a concorrência, novas tecnologias podem jogar no ralo investimentos realizados e até incidentes como a COVID podem impactar o desempenho. Claro que isso pode acontecer com qualquer empresa, mas as pequenas, por serem menos robustas, têm menos resistência. Por outro lado, o potencial de […]

Segurança

Mesmo sentindo que comprar e vender empresas é a melhor forma de construir riqueza, muitos ainda sentem-se inseguros para realizar esse tipo de investimento. O curioso é que a maior barreira não é a falta de capital, nem a falta de experiência e nem, tampouco, a falta de oportunidades. A maior barreira é interna, a […]

Oportunidades

O potencial de ganhos financeiros do investimento em um pequeno negócio costuma ser muito mais atraente do que a maioria das alternativas oferecidas em fundos e bancos. Eu comprei empresas que já tinham modelos de negócios validados, mas ainda não haviam atingido um fluxo de caixa positivo e, por isso, admitiam investidores. Outras já haviam […]

Marco legal

Na última quarta, dia 24, o Senado aprovou por unanimidade o Marco Legal das Startups (PLC 146/2019) que facilita os processos de abertura e fechamento de negócios, acesso às licitações públicas e outros benefícios. A lei, que ainda precisa ser aprovada na câmara e sancionada pelo Presidente, estabelece que as startups são empresas ou sociedades […]

Coinvestimento

Quando invisto numa empresa, sempre procuro coinvestidores. Tenho três motivos para isso: O primeiro é potencializar o conhecimento. Por mais experiente que sejamos, sempre há coisas que não sabemos e outros podem saber. A maior parte desse conhecimento é comum, mas quanto mais gente houver no grupo, maior o conhecimento “diferente” que agregamos uns aos […]