Vendas por escritórios remotos

O trabalho remoto ainda não é tão comum aqui no Brasil como em outros países. Por isso, quem ainda vai experimentar esse modelo de negócio precisa tomar alguns cuidados. Em muitos casos, a filial da empresa concentra-se em poucos funcionários, que podem ser contratados ou autônomos que façam representação. Nesses casos, para manter o controle […]

Clareza e concisão nos links patrocinados

Um dos piores empecilhos para vender um produto ou serviço na internet é a falta de clareza. No caso dos links patrocinados, que possuem textos muito curtos, o cuidado deve ser redobrado. Você já se deparou com um link que não esclarecia exatamente qual era o ramo da empresa ou qual era o produto ou […]

Uma mesma ideia, mas para um público diferente

É comum empreendedores montarem um negócio a partir de uma ideia que não é nova. Mas há outras formas de tornar o empreendimento uma novidade, como, por exemplo, adaptá-lo para outro público-alvo. Um exemplo disso é uma barbearia aberta recentemente em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, a Barba Negra. Além de ter apostado […]

Crie um ambiente positivo na venda

É quase impossível vender para um cliente que tem medo, desconfiança do vendedor. Para ter sucesso ao comercializar um produto ou serviço, é preciso criar um ambiente emocional positivo. Isso significa que além do discurso, os gestos, os tons de voz e até as palavras que você usa precisam gerar percepções construtivas no seu cliente. […]

Estacionamento de bicicletas com banho e cafezinho

Cada vez mais empreendedores estão se inspirando no estilo de vida mais saudável para criar novos negócios. Veja essa: em São Paulo, um empresário abriu um estacionamento para bicicletas que oferece até banho para os clientes, o Aro 27 Bike Café. Embora o foco do negócio seja o estacionamento de bikes, o local dispõe de […]

Perguntas abertas fornecem mais informações para a venda

Para vender bem, é preciso conhecer a necessidade do cliente. E há várias formas de fazer isso. Mas, se você quer saber em detalhes o que o seu cliente deseja, faça perguntas abertas. No meu livro “Venda-se”, eu explico que perguntas abertas são aquelas que abrem as possibilidades de respostas. Já as perguntas fechadas geralmente […]

Tamanho e preço não são tudo

Ao montar um negócio, o empresário precisa ajustar o preço do produto ou serviço à realidade do consumidor e à localidade onde a empresa está. Um exemplo disso é o da rede de cinemas Cinemagic. Com salas de exibição em cidades médias, que não têm como abrigar unidades de grande porte, a rede mexicana têm […]

Uma polêmica pode ser uma oportunidade de negócio

O trote nas universidades sempre gerou polêmicas. Alguns grupos são a favor, enquanto outros são contra, principalmente devido aos casos de violência e humilhação que acontecem em todo o país. Há alguns anos, um grupo de jovens do Rio enxergou no trote uma oportunidade de negócio: criou uma empresa especializada em promover eventos universitários, a […]

Vendas de produtos e serviços sazonais requerem planejamento

Alguns produtos ou serviços são sazonais, ou seja, são mais vendidos em determinada época do ano. Nesses casos, o empresário precisa planejar muito bem o seu negócio para ter fôlego no período em que as vendas são mais fracas. Um exemplo é o da empresa Flexteira, que produz uma bolsa que se transforma em esteira, […]