Torne seu cartão de visitas mais atraente
ouça esta dica Olá! Torne seu cartão de visitas mais atraente. Em primeiro lugar, é importante que ele contenha apenas as informações necessárias, por exemplo: o seu nome, telefone, endereço, e-mail e nome da empresa. Se precisar coloque alguma frase que identifique o tipo de negócio como: “mecânica de automóveis” ou “roupa íntima feminina”. Dessa […]
Evite perguntas de “sim” ou “não”
ouça esta dica Olá! Use perguntas começadas com “quem”, “como”, “quando” ou qualquer outra forma que permita ao cliente expressar-se livremente. Abordagens do tipo “posso ajudar” levam a respostas como “não, obrigado, estou só olhando” que não permitem a continuação do diálogo. Em vez disso, cumprimente o cliente, apresente-se e tente sondar o que está […]
Seminário com café da manhã
Foi muito bom o encontro no Hotel Guanabara e o que mais gostei foi do bate-papo antes da palestra. É nesses momentos que ocorre a maior troca. Conheci, por exemplo, uma moça que trabalha numa pequena empresa e já propôs implementar algumas iniciativas para melhorar a produtividade, mas o dono sempre veta. Mencionou que quis […]
Transmita uma imagem positiva
ouça esta dica Olá! A confiança do cliente em um vendedor tem relação direta com a sua aparência e com o seu comportamento. Neste terreno, pequenos detalhes fazem diferença. Uma mancha na manga da camisa ou um botão puxado por causa de uns quilos a mais podem passar uma imagem de desleixo – que é […]
Agregue serviços e fidelize clientes
ouça esta dica Olá! Agregue serviços para o seu cliente oferecendo comodidade e opções que resolvam o problema dele. Se você é responsável pelo setor de reservas de um hotel, por exemplo, poderá fazer mais pelo cliente do que simplesmente fechar o pacote. Providencie um mapa da cidade, a listagem dos melhores restaurantes e opções […]
Acompanhe os históricos de compras
ouça esta dica Olá! Quando perceber uma redução na atividade daqueles que costumam comprar na sua empresa com mais freqüência, peça que um gerente ou diretor faça um contato para descobrir o que está acontecendo. Muitas vezes, serão fatores fora do seu controle, como mudança para outras localidades ou doenças que impedem que ele compre […]
Reconheça o custo de cada ação
ouça esta dica Olá! É comum ouvir dados sobre os resultados de ações de vendas em termos de percentagem de resposta. Por exemplo: “essa mala-direta teve um retorno de 2%” ou “aquela propaganda aumentou as vendas em 15%”. Essa é a base da medida, mas não é tão importante quanto os custos que geram esses […]
Instaure uma ouvidoria na empresa
ouça esta dica Crie na sua empresa um canal para que os funcionários possam discutir dilemas éticos com confiança. Pode ser um ouvidor, a quem a situação é relatada em particular, ou até um canal anônimo de comunicação, ou outro método que funcione melhor. O importante é que os colaboradores sintam-se à vontade para tirar […]
Seminário com café-da-manhã
Olá! Há algumas semanas comentei sobre prêmios conquistados pela Nasajon. Estou orgulhoso em poder dizer que a lista se ampliou e hoje a Nasajon Sistemas é a empresa de tecnologia que mais obteve prêmios de reconhecimento pelo mercado em 2008! Se você é como muitos com quem compartilho essas conquistas, a pergunta que surge é […]
INOVAÇÃO: UM DIFERENCIAL COMPETITIVO
Olá. Você conhece o “NEGOCIOS.COM”?É um novo programa de entrevitas que se destaca por apresentar um modelo de informação positiva, exibindo experiências bem-sucedidas de empresas, personalidades, universidades, projetos e instituições financeiras, entre outros, de uma forma simples e bem humorada. Quem apresenta é Sergio Sampaio, trazendo para web uma série de entrevistas sobre empreendedorismo e […]