Você observa as tendências do mercado?

Olá! Observe as tendências e associe seu produto a isso. Eu já comentei que a novela Caminho das Índias gerou um interesse grande sobre a cultura do país e que muitas empresas usaram o tema para vender seus produtos… Mas um desses dias eu soube de uma ação muito divertida do chocolate M&Ms, nos Estados […]

Procure onde estão suas oportunidades de negócio

Olá! Hoje vou contar mais um exemplo de inovação e busca pelo mercado ainda não explorado. Quem já ouviu falar no instituto de depilação Pello Menos? A Pello Menos foi uma ideia da empreendedora Regina Jordão. Tudo começou quando ela percebeu que no Rio de Janeiro não havia nenhum local especializado em depilação. Eram as […]

Destaque-se da concorrência

Olá! Ideias malucas às vezes dão resultado. Veja o que fez uma agência de comunicação norte-americana chamada Plaid. Em uma conversa com a equipe para levantar ideias que ajudassem a Plaid a conquistar clientes de outros mercados, um funcionário sugeriu algo bem doido: Pegar uma van, pintar e decorar com a marca da agência e, […]

Invista no que está faltando no mercado

Olá! Estude bem o mercado antes de montar seu negócio. Por exemplo, o Brasil é o terceiro mercado consumidor de produtos de higiene e beleza do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. Só em 2008, o setor registrou um volume de vendas de R$ 21,2 bilhões, quase 11% a mais que em […]

Conquiste novos clientes expandindo seu mercado

Olá! Procure expandir os seus mercados. Veja a rede McDonald’s, por exemplo, é uma multinacional famosa não só entre as crianças, mas também entre todos os familiares. A empresa é norte-americana e está sempre interessada em expandir seu público-alvo oferecendo produtos diferenciados em cada país. Com mais uma história de sucesso, o McDonald’s, no ano […]

Conceitos imparciais ajudam no posicionamento da marca

Hoje vou falar de um dos exemplos mais brilhantes de posicionamento dos últimos tempos: o Life’s for Sharing, que a tradução seria: a vida é para ser compartilhada, da T-Mobile. O trabalho deles foi desenvolvido com base no seguinte tema: o telefone celular nos ajuda a compartilhar com amigos e familiares as coisas mais inesperadas […]

Supere as expectativas de seus clientes

Olá! Existem dois tipos de motivação que impactam a decisão de compra. As fontes de SATISFAÇÃO e as de INSATISFAÇÃO. A presença de um fator de insatisfação afasta totalmente o consumidor de um produto, mas a sua ausência, em contrapartida, não é suficiente para motivar o consumo. Somente fatores que provocam SATISFAÇÃO são capazes de […]

Conheça o papel de cada um no processo de compra

Olá! Quando você desenvolver uma estratégia de marketing para conquistar o seu consumidor, lembre que ele é cercado de grupos que influenciam sua escolha durante todo o processo de compra, principalmente a família. Veja um exemplo simples disso. A mulher mãe de família está preparando um jantar especial para o marido e percebe que falta […]

Pequenas mudanças podem gerar grandes resultados

Olá! Você pode ter ganhos significativos com inovação de processos. Não estou falando em inventar um novo produto, nem investir em alta tecnologia, refiro-me a buscar uma melhoria em como as coisas são feitas. Veja o que vez o proprietário da Coco Legal, do Rio de Janeiro. A empresa vende água de côco engarrafada e […]

Inovar pode ser aplicar uma ideia já utilizada, mas pouco explorada

Olá! Sempre ressalto em meus programas a importância de inovar. Mas “inovar” não significa necessariamente inventar algo novo – pode ser também trazer algo que já existe em outro lugar. A empresária Rosângela Sant’Ana, por exemplo, inovou ao abrir duas lojas da doceria Miroane em Santos, no litoral paulista. Pode parecer doideira chamar isso de […]