Reerguer um negócio que vai mal pode ser uma boa ideia

Toda empresa está sujeita a passar dificuldades. Isso faz parte dos riscos de qualquer negócio. Mas há empreendedores que têm o talento de reerguer uma empresa e ainda expandi-la. Foi o que fez um empresário, em São Paulo. Ele comprou uma fábrica de sorvete para cães e gatos que estava sendo fechada. Foi isso mesmo […]

Ação da Domino’s: investir em projetos pilotos pode atrair mais clientes

Você já pensou em criar um projeto piloto para divulgar um novo produto ou até mesmo para atrair mais clientes? Veja o projeto que a pizzaria Domino’s fez no mês passado em Salt Lake City, nos Estados Unidos. A rede transmitiu ao vivo, pelo site, o preparo das pizzas dos clientes que fizeram os pedidos […]

Puma transforma palavras em dança

Para divulgar um produto, algumas empresas têm adotado ações que, aparentemente, não têm muito a ver com o produto em si, mas são capazes de cativar o público e, assim, “viralizar” o comercial. A Puma, por exemplo, para divulgar as suas novas fragrâncias, criou uma ação bem interessante na internet: lançou o “Dicionário de dança […]

Reconhecer defeitos em seu produto pode ser uma boa estratégia

Ontem eu citei a importância de se ter bom humor nos negócios. Hoje vou exemplificar esse ponto: quem nunca reclamou ou ouviu um colega de trabalho reclamar do Internet Explorer? Pois é! E a Microsoft resolveu usar bom humor para divulgar a nova versão do navegador com vídeos curtos de animação em que a própria […]

Reinvente o seu negócio, como fez o Yahoo

Todo empresário precisa ter a capacidade de reinventar o seu negócio para adaptá-lo às mudanças do mercado quando elas acontecem. O Yahoo, por exemplo, que vem passando por uma crise diante do crescimento do Google e do Facebook, agora vai investir em propaganda para atrair os usuários mais jovens.

Submarino cria anúncios criativos para divulgar o audiobook

Observar o mercado, o comportamento dos consumidores e as novas tendências sempre aguça a criatividade para surgimento de novos produtos. A Submarino.com, por exemplo, criou audiobooks porque, na correria do dia a dia, fica mais fácil ouvir narrações enquanto estiver dirigindo ou no caminho para o trabalho, do que parar para ler.

Volkswagen brinca com player do Youtube

Com cada vez mais brasileiros acessando a internet, algumas empresas têm investido em comerciais específicos para o ambiente online. Foi o caso da Volkswagen, que criou um comercial que brinca com o player do Youtube, para divulgar a tecnologia Side Assist, um item de segurança que alerta os motoristas sobre os perigos no trânsito. No […]

Sua estratégia deve ser diferente da concorrência

Todo líder deve ser capaz de criar uma boa estratégia. Isso significa basicamente decidir onde jogar e como ganhar. No livro “As duas escolhas a fazer na Estratégia”, o autor Roger Martin explica que, ao estabelecer o rumo de um negócio, é necessário decidir o que vai ser feito, mas também o que não vai […]

Se não puder expandir o negócio, crie alternativas para o cliente

Quando um empreendedor não se sente seguro em apostar na expansão de seu negócio, ele pode escolher uma alternativa para não deixar os clientes na mão. No Rio, eu fiquei sabendo de dois casos que ilustram bem isso: um vendedor de pão de queijo recheado em Bangu e um pipoqueiro do Centro fazem tanto sucesso […]

LG faz pegadinha em banheiro masculino para divulgar nova TV

Ações de marketing em banheiros estão ficando cada vez mais comuns. E a maioria tem sido motivo de boas risadas. Para divulgar um novo televisor e sua imagem em alta definição, a LG instalou telas de publicidade acima dos mictórios de um banheiro masculino. A campanha, claro, não poderia ter outro nome: “tão real, que […]