CLAUDIO NASAJON

Contrate talentos diferentes dos que você já tem

  Quando se trata de contratar pessoas, muitos empresários, inconscientemente, imaginam o candidato ideal para aquela função com base no seu próprio modelo. Só que se o objetivo for construir um time que funcione sozinho, em vez de contratar apenas mais um braço para a sua cabeça de polvo, então precisamos estar abertos para uma […]

É bom ter alguma autocrítica, mas muita pode ser prejudicial.

É tentador pensar que, se eu for duro comigo mesmo, terei um desempenho melhor, mas a autocrítica também pode arruinar o meu humor, reduzir o meu foco e atrapalhar a minha produtividade.  Por isso tento adotar uma abordagem mais equilibrada para avaliar o meu próprio desempenho.  Para começar, evito generalizações. Em vez de me cobrar […]

Como lidar com colegas antipáticos

Na minha empresa tento construir times de boa gente boa – pessoas ao mesmo tempo competentes e agradáveis, mas alguns relacionamentos são mais fáceis do que outros. Então, o que fazer quando precisamos trabalhar com alguém de quem não gostamos?  Bom, o primeiro passo é evitar comportamentos improdutivos, como ficar na defensiva, ignorar a pessoa […]

Torne as suas reuniões mais produtivas

Há dias em que a agenda tem tantas reuniões que não conseguimos fazer mais nada, salvo participar delas, mas o pior é que algumas são pura perda de tempo.  Uma das técnicas que uso para evitar isso é compartilhar um resumo das decisões com os participantes. Assim, pelo menos evito ter que discutir o mesmo […]

Oportunidade de negócios em Marte

Ano passado, o “Falcon Heavy” subiu à órbita da Terra e depois desceu, como se fosse um elevador panorâmico, inaugurando a era dos foguetes reutilizáveis que, na prática, viabilizam a colonização de Marte.  Antes, cada missão usava um foguete que custava alguns bilhões de dólares e depois era descartado, tornando a exploração espacial proibitiva. Com […]

Mesmo se perder, ganha!

Às vezes, mesmo ganhando, perdemos. Outras, mesmo perdendo, ganhamos. É útil entender a dinâmica para não deixar dinheiro sobre a mesa. Ilustro com uma história (real): ​​A chaminé do aquecedor da minha casa estava furada e chamei a assistência técnica para consertar.  No dia seguinte, o técnico veio e  trocou o duto.  Exatos 7 dias […]

A culpa foi minha?

Você já se perguntou alguma vez se a culpa foi sua? Pergunta errada… Na prática, todos os envolvidos sempre têm alguma parcela de responsabilidade no que aconteceu. Procurar o “culpado” é como buscar a gota d’água que transbordou, sem considerar que todas as outras gotas tiveram a sua parcela de responsabilidade pelo transbordamento. Imagine que […]

A pergunta que pode duplicar o valor da sua empresa

Faz uns 15 anos desde que Frederick Reichheld publicou um artigo na revista de Harvard descrevendo o Net Promoter Score (NPS), “O único número que você precisa para crescer”.Hoje, dois terços das 1.000 maiores empresas na lista da Forbes implementaram o NPS como medida-padrão de  satisfação dos clientes. Todos os empresários que eu conheço sabem que […]