Jogos para aumentar as vendas e a rentabilidade do negócio
Você já pensou em usar jogos de tabuleiro e de computador para treinar seus funcionários e aumentar a rentabilidade da sua empresa? Uma distribuidora paulista de produtos de higiene apostou nessa ideia há dois anos. Durante o evento anual em que são definidas as estratégias de vendas para o ano seguinte, os colaboradores da empresa […]
Clientes também falam com gestos e olhares
Ao abordar um cliente, muitos vendedores se preocupam apenas com o que o consumidor diz. Mas a comunicação eficiente vai muito além das palavras. Assim como existem palavras positivas, também os gestos, o olhar e o comportamento do cliente, de uma forma geral, transmitem mensagens que contribuem para o vendedor alcançar o seu objetivo. Ao […]
Uma ação de marketing mal executada pode ter efeito inverso
Ao planejar uma ação de marketing, tenha em mente também como ela será posta em prática. Não adianta planejar um excelente banner ou um vídeo-case de ótima qualidade e falhar na forma de divulgação. Vou dar um exemplo: há alguns dias uma loja de cosméticos colocou adesivos nos espelhos dos banheiros de um grande shopping […]
Ternos sob medida feitos em scanner dentro de um caminhão
Que tal criar um produto exatamente do jeitinho que o consumidor quer, hein? Quantas pessoas não têm dificuldade de comprar roupas porque elas nunca ficam exatamente certas no corpo. Muitas né? Afinal de contas, somos todos diferentes. Uma marca de ternos de Nova Iorque, a Arden Reed, criou um caminhão que funciona como uma espécie […]
Burger King cria equipamento bem-humorado
Desenvolver um produto totalmente diferente daquilo que você vende e enviá-los aos seus clientes é uma estratégia de marketing que pode dar certo. Para celebrar os 50 anos de existência, a marca Burger King criou um equipamento que permite aos clientes comer hambúrguer sem usar as mãos.
Produtos reutilizáveis podem aumentar o potencial de vendas
O ideal de sustentabilidade hoje tem grande importância em qualquer negócio e pode ir além da reciclagem ou do uso de materiais alternativos na produção. Algumas empresas, por exemplo, têm criado embalagens que podem ser reutilizadas de forma totalmente diferente. Quer ouvir um exemplo? Em outubro, na semana Design Rio, o diretor da Clever Pack […]
Criar várias versões de um mesmo produto aumenta as vendas
É comum as empresas apostarem em uma determinada classe econômica para vender um produto ou serviço, mas criar versões que atendam a vários níveis de poder aquisitivo também pode ser uma boa estratégia de marketing. Dia desses entrei numa loja das Havaianas e encontrei dois modelos de chinelos que eram de quatro a dez vezes […]
Provocação em divulgação via celular
Em alguns casos, provocar diretamente os concorrentes pode ser uma boa estratégia de divulgação. Veja essa que a LG fez recentemente. Para promover seu novo smarpthone G2, a empresa criou uma campanha que usa tecnologia de reconhecimento do smartphone do possível comprador, criando banners personalizados.
Empolgue o cliente com benefícios, não com características técnicas
É comum as pessoas descreverem os produtos e serviços enfatizando o que eu chamo de “características técnicas”. O foco de toda venda, no entanto, não deve ser o que o produto ou serviço é e sim o que ele faz pelo cliente, quais os benefícios que isso gera, o problema que resolve, a oportunidade que […]
Trabalhar mais nem sempre significa vender mais
Muitos empresários acreditam que trabalhar mais, a ponto de sacrificar até os fins de semana, é sinônimo de vender mais. Nem sempre. Para vender mais, é preciso ter uma boa estratégia, que, por sua vez, depende de um bom planejamento. Por exemplo: você sabe que quer aumentar as vendas da sua empresa em 2014. Mas […]